-
Arquitetos: Out & About Architects
- Área: 150 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:DOF Sky | Ground
Compacta e Consciente do Clima: Melhorando a Circulação em uma Casa Tailandesa - A Flow está localizada em um condomínio em Chiang Mai, Tailândia, e foi projetada para explorar como a circulação pode dialogar com o clima tropical e o ambiente ao redor, preservando a privacidade. Em um terreno situado em meio a propriedades já concluídas, a proprietária imaginou uma casa compacta, de um andar, que oferecesse um espaço contínuo e confortável para ela e seus pais desfrutarem da aposentadoria.
Como arquitetos que trabalham em um clima tropical, nosso objetivo é projetar uma casa onde cada cômodo se beneficie da ventilação cruzada —uma característica vital para manter a casa fresca e maximizar o fluxo de ar natural. Este é um aspecto chave de nossa estratégia responsiva ao clima, adaptada para melhorar o conforto térmico e a eficiência energética no ambiente de Chiang Mai. Além disso, buscamos criar uma fachada que dialoga com a comunidade ao redor, utilizando escala e materiais apropriados para minimizar o impacto visual, ao mesmo tempo em que mantemos a segurança e uma forte conexão com o jardim e a paisagem circundante.
Durante o processo de projeto, a circulação foi identificada como um elemento chave para alcançar nosso objetivo responsivo ao clima. Uma vez que a circulação é uma característica inerente em toda arquitetura, utilizar essa área resultará na otimização do espaço. A única circulação nesta casa foi projetada como um espaço semiexterior, exigindo mínima manutenção. Ao moldar essa circulação como uma transição entre os cômodos e a natureza, a qualidade espacial é aprimorada, enquanto a funcionalidade é preservada.
Com isso em mente, a circulação principal foi posicionada no centro da casa, cruzando da frente até a parte posterior do terreno. Este corredor reto e linear estabelece um gradiente de privacidade, com funções cada vez mais privadas posicionadas em direção aos fundos do terreno. Em essência, este corredor cria uma interação dinâmica entre os espaços públicos e privados. Ao longo deste caminho, introduzimos uma parede central de bloco de concreto como um elemento chave, proporcionando privacidade enquanto permite que o ar flua pelos blocos. Este desenho permite que os residentes desfrutem de ar fresco, da atratividade visual dos blocos de concreto e da luz solar filtrada, garantindo privacidade nos espaços de estar.